TDT - Televisão Digital Terrestre

25. A programação do actual sistema analógico terrestre continua disponível em TDT?

 Sim. Continuam disponíveis os canais de televisão actualmente suportados na rede analógica terrestre, ou seja, os 4 canais nacionais (RTP 1, RTP 2, SIC e TVI), bem como a RTP Açores e a RTP Madeira nas respectivas Regiões Autónomas.

26. Qual a actual oferta de programação em TDT?

 Actualmente estão disponíveis, em definição standard, mas com melhor qualidade de imagem e de som, os 4 canais nacionais e 2 regionais (nas respectivas Regiões Autónomas), já anteriormente suportados na rede analógica terrestre. A evolução tecnológica indica que as emissões tendem a ser futuramente disponibilizadas no formato alta definição.

27. Porque não são os actuais canais de acesso livre desde já emitidos em alta definição através da TDT?

 A rede que suporta o serviço de TDT em Portugal assenta no sistema DVB-T e num único canal radioeléctrico (ao qual está associado um Multiplexer), proporcionando, face aos parâmetros utilizados de configuração de rede, uma capacidade de transmissão teórica máxima de 19,91 Mbit/s no território continental e 22,12 Mbit/s nas Regiões Autónomas.

Mesmo reconhecendo que a capacidade de transmissão requerida para um programa oscila em função deste (por exemplo, eventos desportivos são mais exigentes e desenhos animados bastante menos), a emissão de um serviço de programas em alta definição (HD) requer uma capacidade de transmissão em média muito acima da necessária face à emissão do mesmo serviço em SD, não sendo viável no presente contexto passar a emitir em HD todos os actuais canais de acesso livre, atendendo aos níveis de compressão presentemente aconselháveis para um sinal HD em MPEG-4 / H.264.

28. Está disponível um serviço informativo sobre a programação?

 Sim. A TDT disponibiliza aos utilizadores informação sobre os programas sob a forma de um Guia de Programação Electrónico (EPG), o qual pode também facultar acesso a outro tipo de informação e de um modo visualmente mais atraente do que um sistema de teletexto.

29. O que sucede durante o período de difusão analógica e digital terrestre simultânea, vulgarmente designada, em inglês, por 'simulcast'?

 Trata-se de um período que visa preparar a população para a transição definitiva, durante o qual coexistirão as emissões de televisão analógica e digitais. Isto significa que os utilizadores ainda poderão continuar a receber televisão terrestre através dos seus actuais equipamentos, mas já poderão também receber as novas emissões digitais, caso estejam dotados de equipamento para o efeito. Em Portugal estipulou-se que tal período não será inferior a 12 meses em cada área em questão, ou seja, uma vez iniciada a emissão digital na sua área de residência a emissão analógica estará ainda disponível, em simultâneo, por um período mínimo de 12 meses.

30. Qual a data final de cessação das actuais emissões de televisão analógica terrestre, vulgarmente designada, em inglês, por switch-off?

 A cessação das actuais emissões de televisão analógica terrestre em todo o território nacional ocorrerá  até 26 de Abril de 2012, o que significa que esta é a data limite nas últimas zonas onde tal emissão for desactivada. Contudo, nalgumas zonas do país tal poderá verificar-se mais cedo. A este respeito vide também resposta à questão 31.


Itens: 25 - 30 de 39
<< 3 | 4 | 5 | 6 | 7 >>

Crie o seu site grátis Webnode